SOBRE
Missão:
Promover, no Estado de São Paulo, uma associação colaborativa entre os órgãos governamentais, com foco em práticas sustentáveis na gestão pública.
​
Valores:
-
Ética
-
Colaboração
-
Integridade
-
Equidade
-
Transparência
-
Responsabilidade socioambiental
Visão:
Tornar-se referência em fomento, inovação, implementação e disseminação de estratégias e ações colaborativas que fortaleçam os aspectos de sustentabilidade no âmbito da gestão pública. Objetivo estratégico: Compartilhar e promover práticas sustentáveis na gestão pública, fomentar o uso racional de recursos, as licitações sustentáveis e a gestão ambiental abrangente e eficiente.
​
Objetivo estratégico:
Compartilhar e promover práticas sustentáveis na gestão pública, fomentar o uso racional de recursos, as licitações sustentáveis e a gestão ambiental abrangente e eficiente.
Nosso histórico
Trata-se de uma iniciativa da Dra. Teresa Villac, Advogada da AGU, juntamente com o TRT2 e TJMSP para a criação de uma Rede de cooperação técnica sobre sustentabilidade no Estado de São Paulo, tendo como base a rede SUSTENTA PARANÁ atuante desde 2016.
"Em abril de 2019 Teresa participou de um evento da Rede dos órgãos públicos do Paraná. Alguns dias depois ministrou uma palestra no Tribunal de Justiça Militar em São Paulo, ao final da palestra mencionou a Rede de Sustentabilidade de órgãos públicos do Paraná, e fez um levantamento se mais pessoas teriam interesse em constituir uma rede colaborativa para implementar medidas de gestão socioambiental em órgãos públicos. Desde então, estão sendo feitas reuniões mensalmente registradas em Ata. Durante as reuniões está sendo discutido, coletivamente, quais seriam os objetivos da Rede. Relembrou que na reunião de novembro, o grupo votou e definiu: missão, visão, valores e objetivo estratégico. Foi identificada a necessidade da finalização do Termo de Cooperação, que trata-se da institucionalização desta ação colaborativa, que está sendo feito a partir da missão, visão e valores já definidos, e que posteriormente podem ser alterados. Recordou que Fernanda (TRT2) havia iniciado a elaboração de uma Minuta de Cooperação, porém ainda havia necessidade de amadurecimento da Rede. Informou que esse ano estamos no caminho da institucionalização e ter um Planejamento Estratégico, que é a forma de mantermos as ações de acordo com os objetivos e os propósitos da Rede. Além disso reforçou que ano passado foram votados e aprovados dois temas a serem trabalhados pela Rede em 2020: gestão de resíduos e eficiência energética. Foi constituído informalmente um grupo de trabalho para fazer um evento presencial sobre esses temas. Com a situação atual do Corona vírus, o grupo terá de repensar uma nova data para a realização do evento. Ainda sobre as atividades deste grupo, na reunião anterior, Teresa havia sugerido a elaboração de um documento com iniciativas online e gratuitas de sustentabilidade na área pública, no intuito de aproveitar o período de tele trabalho e para alcançar mais pessoas que tiverem interesse".
- 2ª Reunião Extraordinária -